terça-feira, 30 de junho de 2009

DR -1 estudo e comportamento

Este post reproduz, de forma sintética, alguns dados importantes da reportagem de Kátia Catulo do, e no jornal I , de 15 de Maio de 2009, sobre o assunto em epígrafe. A notícia decorre do facto de uma psicóloga (Eduarda Ferreira) de uma escola de Setúbal ter decidido fazer dos telemóveis um instrumento de trabalho, dos alunos.

O sítio dos professores adeptos do uso do telemóvel nas actividades lectivas, na escola ou em casa, fica aqui: www.m-escola.com

Relatório E-Generation

* Quase todos os jovens têm um telemóvel – no grupo dos 13 aos 15 anos, são 96,6%; dos 16 aos 18 anos, 99,0% – , segundo um estudo do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (2007)
* Seis em cada dez alunos mantêm o telemóvel ligado na escola
* A maioria dos jovens tem quase sempre o telemóvel ligado; só em situações específicas é que alguns o desligam: nas aulas (40,8%), no cinema (39,7%), enquanto estudam (18,6%) ou em família (às refeições, a ver televisão, etc.: 11,4%)
* Os jovens dizem receber chamadas e mensagens “muitas vezes” (18,8%) ou “algumas vezes” (56,3%) mesmo quando já estão deitados.




Possíveis usos do telemóvel na Escola, (sugestões de alunos):

* Usar a câmara para fotografar o quadro com a matéria;
* Fazer vídeos para registar visitas de estudo;
* Marcar as datas de exames na agenda;
* Configurar o alarme para lembrara que há trabalhos de casa para fazer;
* Usar a Internet para pesquisar;
* O Bloco de notas para apontamentos;
* O bluetooth para partilhar ficheiros ou o gravador para reproduzir a aula em casa.

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