Eu utilizo no meu dia a dia o computador, sendo este o objecto em segundo plano na minha vida, uma vez que o telemóvel ocupa a primeira posição.
Eu interajo e identifico diferentes práticas sociais relativamente ao computador em contextos profissionais (por exemplo, maior ou menor intensidade de uso consoante as profissões). Ex. Arquitectos, Engenheiros, Desenhador, controlador de stocks, Publicitário etc...
Relaciono os usos dos computadores com os perfis sociais da população portuguesa (por exemplo: compreender as diferenças de utilização entre pessoas mais qualificadas e menos qualificadas ou por idades).
Em termos profissionais pouco contacto tive com as novas tecnologias, numa das empresas que trabalhei usei apenas um pequeno computador com programas específicos para controle de stocks, sendo este programa accionado por uma pistola de raios infra-vermelhos cuja função era transmitir a leitura óptica dos códigos de barra. O leitor de código de barras é um equipamento ótico que faz a leitura das barras impressas sobre uma superfície plana. Um feixe de laser faz a varredura da superfícíe e converte as informações para uma codificação binária descodificando a informação contida no código de barras.
Hoje como estudante utilizo o computador para facilitar o desenvolvimento dos meus trabalhos, seja na pesquisa ou na utilização de ferramentas especificas como programas informáticos de imagem, texto e outros.
Na sociedade, relaciono o computador como instrumento fundamental no ensino de adultos e crianças devido a facilidade de consultar informações e imagens, e que tem a capacidade de desenvolver trabalhos usando programas próprios. É uma máquina muito completa e que nos dá formas de trabalhar e criar diversos tipos de gráficos, fazer contas, armazenar informação e imagens, filmes, comunicar com o mundo enviando mensagens, criar blogs, alterar imagens, criar sites, jogar jogos, consultar jornais, serve de tradutor e etc...
No mundo vasto do meu pequeno ecrã, acedo ao mundo da comunicação, através do Orkut, HI5, Facebook e comunico com meus amigos e curiosos.
Exploro diversos tipos de mecanismos formais e informais de aquisição de competências em TIC como forma de inserção ou valorização profissional (por exemplo, auto-formação, apoio de familiares e colegas de trabalho, acções de formação profissional em, cursos pós-laborais, ensino recorrente para adultos) no meu caso EFAS.
Tecnologia:
Eu reconheço várias aplicações informáticas e diferentes sistemas operativos (por exemplo, nos sistemas operativos, Windows 2000, Windows XP, Linux e nas aplicações informáticas, o Office, o Photoshop, o Winzip, editor de texto WORD, entre outros, etc.)
Compreendo as vantagens e desvantagens de vários programas e sistemas operativos para a realização de determinadas funções (por exemplo, utilizar o Word para processamento de texto e não o Notepad, reconhecer o Photoshop como ideal para tratamento de imagem e fotografia, nomear o Adobe Acrobat como o formato de criação de documentos com elevada portabilidade ex. pdf, etc.) mas, procuro os programas mais práticos e fáceis.
Consigo relacionar a produtividade informática com a evolução tecnológica das aplicações e a crescente capacidade de cálculo, memória e armazenamento em disco (por exemplo, a gravação vídeo com qualidade, a manipulação de som digital, etc.).
Ciência:
Identifico com precisão características diferentes nos monitores dos computadores (por exemplo, dimensão, peso, brilho, contraste, definição, ângulo de visão, consumo, etc.), assim como o sistema de representação binário.
Consigo identificar o princípio de funcionamento de um monitor CRT (tubo de raios catódicos) e de um TFT-LCD (ecrã plano cristais líquidos com transístores de filme fino) (por ex., que o CRT é um ecrã de emissão e o TFT-LCD de transmissão, etc.) e a aritmética binária.
Relaciono o modo de funcionamento de um CRT com fenómenos de emissão termo-iónica, aceleração e focagem de feixe de electrões por campos eléctricos e magnéticos, fluorescência estimulada por feixe de electrões, e o modo de funcionamento de um TFT-LCD com fenómenos de polarização de luz, alteração da polarização de luz por cristais líquidos em campos eléctricos, fabricação de matrizes de transístores de filme fino que controlam a carga e descarga de cada pixel, etc, e ser capaz de codificar num sistema binário operações lógico-aritméticas.
Devido ao corre corre do dia a dia e da necessidade de ter acessos a informação e de transportar trabalhos para diversos lugares, houve a necessidade de criar um computador mais leve e que se pudesse tranportar, assim surge o computador portátil na nossa sociedade, mas em primeiro lugar foi implantado na utilização pelos militares, o que é normal, pois a técnologia é testada primeiro pelos militares antes de chegar ao cidadão comum.
Eu interajo e identifico diferentes práticas sociais relativamente ao computador em contextos profissionais (por exemplo, maior ou menor intensidade de uso consoante as profissões). Ex. Arquitectos, Engenheiros, Desenhador, controlador de stocks, Publicitário etc...
Relaciono os usos dos computadores com os perfis sociais da população portuguesa (por exemplo: compreender as diferenças de utilização entre pessoas mais qualificadas e menos qualificadas ou por idades).
Em termos profissionais pouco contacto tive com as novas tecnologias, numa das empresas que trabalhei usei apenas um pequeno computador com programas específicos para controle de stocks, sendo este programa accionado por uma pistola de raios infra-vermelhos cuja função era transmitir a leitura óptica dos códigos de barra. O leitor de código de barras é um equipamento ótico que faz a leitura das barras impressas sobre uma superfície plana. Um feixe de laser faz a varredura da superfícíe e converte as informações para uma codificação binária descodificando a informação contida no código de barras.
Hoje como estudante utilizo o computador para facilitar o desenvolvimento dos meus trabalhos, seja na pesquisa ou na utilização de ferramentas especificas como programas informáticos de imagem, texto e outros.
Na sociedade, relaciono o computador como instrumento fundamental no ensino de adultos e crianças devido a facilidade de consultar informações e imagens, e que tem a capacidade de desenvolver trabalhos usando programas próprios. É uma máquina muito completa e que nos dá formas de trabalhar e criar diversos tipos de gráficos, fazer contas, armazenar informação e imagens, filmes, comunicar com o mundo enviando mensagens, criar blogs, alterar imagens, criar sites, jogar jogos, consultar jornais, serve de tradutor e etc...
No mundo vasto do meu pequeno ecrã, acedo ao mundo da comunicação, através do Orkut, HI5, Facebook e comunico com meus amigos e curiosos.
Exploro diversos tipos de mecanismos formais e informais de aquisição de competências em TIC como forma de inserção ou valorização profissional (por exemplo, auto-formação, apoio de familiares e colegas de trabalho, acções de formação profissional em, cursos pós-laborais, ensino recorrente para adultos) no meu caso EFAS.
Tecnologia:
Eu reconheço várias aplicações informáticas e diferentes sistemas operativos (por exemplo, nos sistemas operativos, Windows 2000, Windows XP, Linux e nas aplicações informáticas, o Office, o Photoshop, o Winzip, editor de texto WORD, entre outros, etc.)
Compreendo as vantagens e desvantagens de vários programas e sistemas operativos para a realização de determinadas funções (por exemplo, utilizar o Word para processamento de texto e não o Notepad, reconhecer o Photoshop como ideal para tratamento de imagem e fotografia, nomear o Adobe Acrobat como o formato de criação de documentos com elevada portabilidade ex. pdf, etc.) mas, procuro os programas mais práticos e fáceis.
Consigo relacionar a produtividade informática com a evolução tecnológica das aplicações e a crescente capacidade de cálculo, memória e armazenamento em disco (por exemplo, a gravação vídeo com qualidade, a manipulação de som digital, etc.).
Ciência:
Identifico com precisão características diferentes nos monitores dos computadores (por exemplo, dimensão, peso, brilho, contraste, definição, ângulo de visão, consumo, etc.), assim como o sistema de representação binário.
Consigo identificar o princípio de funcionamento de um monitor CRT (tubo de raios catódicos) e de um TFT-LCD (ecrã plano cristais líquidos com transístores de filme fino) (por ex., que o CRT é um ecrã de emissão e o TFT-LCD de transmissão, etc.) e a aritmética binária.
Relaciono o modo de funcionamento de um CRT com fenómenos de emissão termo-iónica, aceleração e focagem de feixe de electrões por campos eléctricos e magnéticos, fluorescência estimulada por feixe de electrões, e o modo de funcionamento de um TFT-LCD com fenómenos de polarização de luz, alteração da polarização de luz por cristais líquidos em campos eléctricos, fabricação de matrizes de transístores de filme fino que controlam a carga e descarga de cada pixel, etc, e ser capaz de codificar num sistema binário operações lógico-aritméticas.
Devido ao corre corre do dia a dia e da necessidade de ter acessos a informação e de transportar trabalhos para diversos lugares, houve a necessidade de criar um computador mais leve e que se pudesse tranportar, assim surge o computador portátil na nossa sociedade, mas em primeiro lugar foi implantado na utilização pelos militares, o que é normal, pois a técnologia é testada primeiro pelos militares antes de chegar ao cidadão comum.
Um computador portátil (en anglais laptop ou notebook) é um computador que integra o conjunto dos elementos dos quais tem necessidade para funcionar, da qual uma alimentação eléctrica sobre bateria, um ecrã e um teclado, numa caixa de fraca dimensão (em média 360 x 40 x 270).
Ver mais em: ABC do Computador FUNCIONAMENTO DOS COMPUTADORES
kioskea.net LEGENDA:
01- Monitor 02- Placa Mãe (Motherboard) 03- Processador 04- Memória RAM 05- Placas de Rede, Som, Vídeo, TV, etc... 06- Fonte de Alimentação 07- Leitor/Gravador de CDs e/ou DVDs 08- Disco Rígido (HD) 09- Rato 10- Teclado
Blocos funcionais de um computador
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