terça-feira, 16 de junho de 2009

DR-3 Os média

Na sociedade.
A sociedade recorre constantemente aos meios de comunicação de massas, Televisão, Rádio, Jornais, Revistas, Internet. Hoje Com o avanço da técnologia e com os fundos da União Européia investidos em Portugal em cursos como Marketing e TIC, as pessoas passaram a compreender melhor os diversos interesses envolvidos na sua produção e o poder da informação nas sociedades modernas.

Na minha forma de ver a Internet lidera os pontos mais positivos e os mais negativos da nossa vida quotidiana, mas como há falta de interesse por parte das pessoas mais velhas, e da parte dos jovens, nem todos tem acesso, ou seja pelos custos ou por falta de interesse dos pais.

A Internet, também conhecida como a maior rede de computadores do mundo, permite trocar informações dos mais variados assuntos, enviar mensagens, conversar com milhões de pessoas ou apenas ler as informações de qualquer parte do planeta mas para isso uma instalação convencional, é necessário que o computador tenha uma placa de modem (ou fax modem), responsável por converter as informações para que possam ser enviadas pela linha telefónica, que deverá estar conectada ao computador.

Será necessário também que se filie à uma operadora de serviços, responsável por gerenciar o acesso às informações da Internet.

Precisará ainda de um programa para “navegar”, também conhecido como “navegador” ou “browser”.




Além dessa forma convencional, é possível acessar a Internet usando o acesso de alta velocidade (banda larga). Os tipos mais conhecidos de Internet em alta velocidade são através da linha telefónica, operadora de TV a Cabo ou Via Satélite.
Devido a essas novas técnologias as pessoas com mais idade sentem receio e dificuldades no domínio dos computadores e das ferramentas modernas de comunicação.

Devido a Televisão ser o meio mais acessível e comum veículo da recepção da comunicação, esta continua com o maior poder de informação e influência em Portugal e na maioria dos países, seja no entretenimento ou de caracter noticioso, a televisão hoje é acessivel a todas as camadas sociais e tem programas para todas as idades.

Em Portugal e em diversos países, nos bares e cafés a televisão funciona como chamariz ao convivio social (ex. futebol), prendendo os clientes e aumentando a facturação, isso acontece porque o homem é um animal social e que necessita de companhia e de trocar impressões.

O rádio mexe com o comportamento jovem através da música e mantém os mesmos actualizados, cria tendências comportamentais e convida-os para o consumo de moda e produtos.
Algumas rádios mantem um publico mais maduro e que não acompanharam as novas tendencias, essas pessoas geralmente são pessoas com mais idade, essas pessoas em geral gostam de: Histórias reais, notícias, futebol, fado, rancho folclorico, religião e entrevistas.

A rádio de hoje interage com os ouvintes através da internet, telefone e telemóvel, sendo que o seu ponto forte é o apelo através da audição o que é uma vantagem sobre jornais e revistas, perdendo para a televisão que pode usar a imagem, o texto e o som para seduzir o telespectador.
A profissão de Radialista ou Locutor de rádio também mudou, tirando as notícias e alguns programas, a maior parte do o tempo é controlado pelo computador. No computador é posto as publicidades e as músicas para o dia, e as notícias são fornecidas por uma agência própria que comercializa esse serviço e repassa aos jornais, rádios e televisões, tudo através da Internet ou Intranet. O único critério a ser cumprido é a gestão do tempo.



A recepção através de satélite melhorou a imagem e também seleccionou gostos e outros valores culturais, deu oportunidades as pessoas que possam pagar este serviço, aumentando o poder de escolha, mais canais e mais informação de nível internacional, contribuindo também para a familiarização e compreensão de linguas estrangeiras.

A Ciência actua tendo em conta a evolução dos meios de informação e comunicação de massas, reconhecendo alguns novos conceitos e procedimentos científicos utilizados na produção de informação, faz estudo através do comportamento humano e de novas formas de criar produtos de informação.

A televisão trouxe alegria, trouxe o mundo para dentro das nossas casas, trouxe conhecimentos, informação, diversão mas ao mesmo tempo, tirou-nos parte do convívio familiar e levou-nos muitas vezes a acreditar em coisas que não correspondiam à verdade.

Infelizmente através dela somos manipulados, seja por um mal jornalismo, seja para nos influenciar ao consumo ou ouvirmos mentiras dos nossos políticos.

A informação televisiva dá mais destaque aos crimes violentos e menos destaque às coisas positivas que acontecem na sociedade? As vezes deixo de ver televisão devido ao ênfase que dão aos crimes e as coisas tristes que acontecem no nosso país e no mundo.
Infelizmente é assim.

Os canais de televisão e os jornais transmitem entre outras coisas, má informação e a única coisa que preocupa as emissoras são as guerras de audiências, e os jornais vão atrás destas mesmas notícias. Chega-se a uma questão de valores morais e dúvidas, que se os reportes, pudessem filmar um crime ao vivo e em tempo real, se eles interviriam ou limitavam-se a filmar devido a importância dos nºs que atingiriam na audiência.

O horário nobre Em Portugal é compreendido das 20h às 23h (hora de Portugal Continental), considerado um horário com uma audiência maior na televisão, podendo assim os operadores receberem mais dinheiro da publicidade que neste horário é mais cara.
Este é o meio pela qual as estaçoes televisivas aumentarem os seus lucros, apelando para as horas em que as famílias se encontram em casa, ou seja pós laboral.

A noite, as publicidades são dirigidas quase na totalidade aos adultos e aos jovens, Sendo que ao final de semana no horário da manhã o publico alvo são as crianças, estas são bombardeadas com anúncios de cereais e brinquedos.
A informação deixa de fora as explicações e as causas para o que acontece. Isto porque, o importante é apenas atrair mais e mais telespectadores.

E é assim que se vai reforçando a ideia de que a criminalidade não pára de aumentar e que vivemos sempre em perigo. Infelizmente nas primeiras notícias os nºs são sempre altos e os suspeitos são quase sempre culpados, nada nem ninguém consegue mostrar toda a realidade ou contar toda a verdade, porque as pessoas são diferentes entre si, têm tendências e vêem também a realidade de forma diferente. Por isso é que nos tribunais é preciso ouvir testemunhas de ambas as partes, as que defendem e as que acusam.

A televisão é sem dúvida uma companhia para as pessoas que estão sós em casa e para aquelas que não convivem, mas estas pessoas ficam a mercê de uma má informação e passam a acreditar que o mundo é de todo mau.

Os meios de comunicação tem a sua função, chegar ao público a informação, e o público pode escolher o que quer ver e ouvir, excepto as crianças que vêem o que os pais escolhem.
A televisão mostra-nos todos os dias desigualdades sociais, guerras, fome, doenças e conflitos e programas com vidas irreais que não contribuem nada para a nossa cultura, infelizmente tão poderosa arma social, está mais voltada para os negócios e não para a sensibilização das desigualdades sociais ou para a ajuda mútua daqueles que precisam de ajuda e daqueles que possam ajudar.

Todos temos culpa da qualidade da informação, porque os responsáveis da mesma dão aquilo que a maioria das pessoas procuram ouvir ou ver.

Todos os dias somos bombardeados com diversos produtos no pequeno ecrâ do nosso televisor, verdadeiros convites ao consumo; pobre de nós que mesmo dentro de casa corremos riscos de sermos convencidos a comprarmos produtos que vão nos levar ao endividamento ou prejudicar a nossa saúde. como parte integrante de uma sociedade de consumo de produtos e serviços percebo os mecanismos que nos levam ao sedentarismo, muitos deles alimentados pela nossa preguiça onde a televisão nos ensina a ganhar mais tempo de vida a consumir produtos congelados semi prontos. Ainda bem que a proibição acabou com a publicidade ao cigarro e a bebida, sem essa poderosa arma de comunicação auditiva e visual que é a televisão, este tipo de publicidade perdeu parte da força que exercia sobre os mais jovens, principalmente que estes tipos de anúncios estavam quase sempre relacionados com o sucesso e gente bonita. Não podemos esquecer que a televisão faz parte das famílias e em muitas casas deste país e do mundo a tv é a companhia de todos os dias para muitas pessoas que se encontram sós ou doentes.

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